fbpx

Como Trabalhar em Casa: 6 Dicas para Aumentar sua Produtividade

16/09/2021 0 comentários

A produtividade pode acabar sofrendo bastante quando pensamos em como trabalhar em casa. Coisas como planejamento, se manter focado e definir uma rotina podem fazer uma grande diferença para fazer o home office funcionar.

O trabalho remoto é uma tendência que vem crescendo há um tempo já. Contudo, a pandemia do COVID-19 tirou milhões de pessoas dos escritórios e as trouxe de volta para as suas casas.

Não importa se você tem feito home office há anos ou se só começou recentemente – espera-se que você irá cumprir suas tarefas bem e no prazo.

Sua produtividade é algo importante, mas pode ser difícil de focar quando você tem que trabalhar no mesmo espaço onde você mora. Afinal de contas, fazer suas tarefas no quarto onde você dorme pode causar uma série de distrações.

O segredo para fazer isso tudo funcionar está numa comunicação efetiva, no cuidado adicional com os nossos funcionários e no uso das ferramentas certas. Com isso, foi possível mudar todas as nossas operações e implementar trabalho remoto com sucesso.

Todo mundo tem compartilhado suas melhores dicas e sugestões (junto de fotos de gatinhos e cachorrinhos para nos manter animados), garantindo não apenas a mais alta produtividade, como também ajudando a manter os níveis de felicidade altos.

É importante que todos fiquemos unidos neste momento, então nós queremos compartilhar algumas das nossas melhores dicas para ajudar você a tirar o melhor proveito do trabalho remoto!

1. Planeje, Planeje e então Planeje Mais

Planeje seu trabalho como se você estivesse cuidando de uma rede de trens japonesa – sim, aquelas famosas por nunca terem um único atraso.

Existem vários métodos e técnicas para planejar suas tarefas. Você pode escolher aquele que o motiva a trabalhar da maneira mais eficiente.

Para começar, pegue um planner ou uma agenda e defina intervalos de tempo para uma tarefa ou atividade específica. Não importa se é trabalhar num projeto, tirar um intervalo ou ficar duas horas de olho nas crianças enquanto o seu parceiro ou a sua parceira trabalha – o timeboxing certamente vai aumentar sua produtividade.

Não quer usar planners de papel? Vários softwares diferentes podem ajudar você – por exemplo, o Monday.com, as Planilhas do Google ou até o bom e velho Google Docs.

mulher trabalhando de casa em seu notebook ao lado de um criado mudo com xícara de café

2. Foco é Importante

Agendar um momento para conferir o Slack parece ridículo para você?

Bom, se você perceber quanto tempo leva para retomar o foco depois de passar 10 minutos conversando no Slack ou beslicando um lanche na cozinha, isso não vai mais parecer tão ridículo.

Adquira o hábito de programar tudo – não apenas para cumprir os prazos, mas também para manter o foco.

Claro, é importante se atualizar com os seus colegas e compartilhar alguns presentes, mas a maior parte do seu dia deve se focar em realizar suas tarefas.

Se você tiver dificuldade por se perder em atividades não essenciais, ficar acompanhando o horário pode ajudar.

Ieva Sapalaite, nossa Diretora Sênior de Experiência de Talentos, diz:

[protip]”Acompanhar o horário me ajuda a ser ainda mais eficiente e realmente prestar atenção em como eu uso meu tempo. Se eu percebo que estou sem foco e que eu não fiz nada durante o dia – é hora de reavaliar”.[/protip]

Existem diversas ferramentas para rastrear o tempo online, então teste algumas delas e escolha a que você gosta mais.

Algumas que recomendamos são: ClockifyToggl, e Rescue Time.

3. Matenha sua Mente Afiada

Confie em nós neste ponto. Dedicar algum tempo para aprender algo novo pode ser um grande impulso para a sua produtividade.

Aprender uma nova habilidade não apenas melhora as suas funções cerebrais como também garante que você se manterá competitivo no mercado de trabalho.

Talvez você queira melhorar suas habilidades do WordPress ou criar uma lista de email para ajudar o seu negócio a crescer? Use o tempo que você economiza por não ter que se deslocar e aprenda algo novo.

Mas não precisa ser tudo sobre negócios, o tempo todo.

Por exemplo, você sempre quis criar um site para exibir suas colchas de retalhos ou seus projetos de decoração? Agora é a hora.

Ou quem sabe chegou o momento de criar um blog para compartilhar suas paixões com o mundo e se conectar com outras pessoas parecidas com você.

As oportunidades para aprender novas habilidades são literalmente sem fim.

4. “Vá Para o Trabalho”

Trabalho remoto ainda é trabalho – e ele deve ser tratado deste modo. Não pense que essa é uma oportunidade de ficar dormindo.

Claro, é tentador ligar a TV e ficar sentado assistindo ou fazer um almoço de duas horas para depois dormir. Especialmente se outras pessoas na sua casa também estão fazendo o mesmo.

Mas não se engane.

Enquanto inicialmente pode parecer legal ter “férias para trabalhar de casa”, isso vai acabar com a sua produtividade e também afetar sua motivação.

Você obviamente quer fazer bem o seu trabalho, afinal você estava procurando um artigo sobre como trabalhar de casa de maneira eficiente.

Então garanta que você vai se levantar da cama na hora certa e se arrumar para o trabalho, como se estivesse indo para o escritório.

Se mantenha profissional e busque suas reservas de auto-motivação.

colegas de trabalho discutem pontos relevantes para suas tarefas

5. Ferramentas de Trabalho

Trabalhar pela internet pode parecer fácil: encontrar uma cadeira, abrir o notebook e começar a trabalhar. Na realidade, porém, você pode precisar de mais ferramentas para fazer seu trabalho de maneira efetiva.

Trabalhar de casa também exige ter os melhores fones de ouvido com cancelamento de ruído que você pode pagar. Inclusive, melhor ainda se eles forem de nível industrial.

Com isso, você pode evitar os sons de crianças, animais de estimação e outros sons aleatórios da casa, o que é essencial se você quiser ter foco e seguir o cronograma que foi planejado.

Finalmente, mas não menos importante, seria ótimo ter um espaço dedicado apenas para o trabalho. Idealmente, ele seria diferente do espaço onde você passa a maior parte do tempo.

Tenha criatividade. Pode ser uma casa de madeira arrumada no seu jardim, um ático ou uma sala separada que você pode (temporariamente) converter num escritório.

Faça o que você precisa para criar um espaço isolado onde você pode focar em seu trabalho. Sem distrações.

6. Aja Naturalmente

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes que podemos dar para você. 

Aqueles de vocês que estão sendo forçados a trabalhar de casa devido a circunstâncias altamente incomuns (olá, COVID-19), podem ter dificuldades em manter a produtividade.

O que podemos dizer é: dê o seu melhor para “agir naturalmente”.

Se você ficar tomado por medo ou ansiedade, é muito fácil perder o foco e se tornar menos produtivo.

Então, pelo bem da sua saúde mental, dê o seu melhor para manter todas as suas atividades normais. Isso vai evitar com que você se preocupe com coisas que não poderia mudar.

Então, pense no que você normalmente compartilharia com seus colegas no escritório e adapte para o seu trabalho de casa.

E não se esqueça de postar fotos de animais, memes engraçados, gifs e emojis. Esses elementos ajudam a substituir algumas das micro-interações que você teria no trabalho e manter sua sanidade mental.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.